21.5.16

Como foi a conferência subordinada ao tema “O Futuro não tem Idade”

Na passada sexta-feira dia 20 de Maio, realizou-se em Lisboa no Auditório J.J. Laginha do ISCTE, a conferência organizada pela APRe! subordinada ao lema “O Futuro não tem Idade”, que tinha como objectivo geral a reflexão sobre algumas das questões relevantes para os actuais e os futuros idosos portugueses.



A conferência foi organizada em torno de quatro temas que foram desenvolvidos em quatro painéis temáticos, sendo que para cada um dos painéis foram convidados dois especialistas que apresentaram o respectivo tema de acordo com a sua óptica.

O primeiro painel teve como tema: ”O Sistema de Pensões –Perguntas por Responder”, teve como oradores Eugénio Rosa e Pedro Adão e Silva, foi moderado por Lopes Dias da APRe!.




O segundo painel teve como tema: ”Olhares sobre o Envelhecimento”, teve como oradoras as doutoras Maria Joaquina Madeira e Maria de Lurdes Quaresma, foi moderado por Dores Ribeiro da APRe!.



O terceiro painel teve como tema: ”Maus tratos e violência sobre os idosos- Felicidade e qualidade de vida dos idosos”, teve como oradoras os doutores Ana Paula Gil e Rui Brites, foi moderado por Ângela dias Silva da APRe!.




O quarto painel teve como tema: ” Que futuro nos espera?”, teve como oradoras os doutores Maria João Rodrigues, Vice-presidente do PE e eurodeputada e Rui Tavares, historiador e político, foi moderado por Maria do Rosário Gama da APRe!.




As intervenções de cada um dos oradores, estiveram bem à altura da capacidade que têm evidenciado na sua participação no debate público, na defesa de princípios que têm que ver com o respeito pela situação da população mais idosa e com a dignidade da sua condição.

A conferência contou igualmente com a participação do Vice-Presidente da AGE Platform Europe, senhor Ebbe Johansen que fez uma apresentação do trabalho desenvolvido pela AGE na Europa, junto do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e a diversos níveis de decisão na Europa.

A APRe! é membro efectivo da AGE Platform Europe, que agrega mais de 150 associações representativas de pessoas com mais 50 anos, representando no total a nível europeu, mais de 40 milhões de cidadãos europeus. A apresentação e introdução do senhor Ebbe Johansen, foi efectuada pelo Vice-Presidente da APRe! Fernando Martins que é o representante da APRe! na AGE Platform Europe.


A sessão de encerramento da conferência que contou com a Presença do Presidente da República, Professor Dr. Marcelo Rebelo, foi iniciada com a interpretação da canção “Acordai”, com música de Lopes Graça e letra de José Gomes Ferreira, pelos dois grupos corais da APRe!, o grupo coral de Coimbra e o grupo coral do Grande Porto, que foram dirigidos pela Maestrina Susana Teixeira.



De seguida, a Presidente da APRe! Rosário Gama, fez uma breve intervenção em que realçou os aspectos mais relevantes expostos nos diferentes painéis ao longo do dia, agradecendo aos intervenientes a sua participação e a qualidade das suas intervenções.


O Sr. Presidente da República fez a intervenção de encerramento da conferência,em que enalteceu a “justa causa” da associação cívica APRe!, que “teve a sorte de surgir no momento adequado”, num “contexto de esvaziamento de direitos”, lembrado que hoje “o contexto é diferente, e a forma de agir tem de ser diferente”, sublinhando que “a vida política não se esgota nos partidos e nos parceiros sociais”. “O vosso dinamismo serve de acicate ao poder político”, frisou. “Não desmobilizem”, apelou, prometendo estar ao seu lado na “defesa da Constituição e dos direitos nela consagrados”. Mais à frente na sua intervenção, sublinhou mesmo que "a nossa Constituição não é liberal, é uma Constituição social, que quer garantir os direitos económicos, sociais e culturais".


Após a intervenção do Presidente da República, foi dada por encerrada a conferência, que foi organizada com o empenho e colaboração dos associados APRe!, com especial destaque para os associados da Delegação de Lisboa.