6.5.16

CONFERÊNCIA NACIONAL “O FUTURO NÃO TEM IDADE”, organizada pela APRe! em Lisboa, Inscrições encerradas

A APRe! vai organizar no próximo dia 20 de Maio, uma conferência subordinada ao lema “O Futuro não tem Idade” que tem como objectivo geral a reflexão sobre algumas questões relevantes para os actuais e os futuros idosos portugueses.

Os temas seleccionados estão agrupados em quatro painéis. Para cada um dos painéis foram convidados dois especialistas que apresentarão o respectivo tema de acordo com a sua óptica:

1º Tema: "O Sistema de Pensões –Perguntas por Responder"

As pensões actuais e futuras constituem uma preocupação para os actuais e futuros reformados e são objecto de um debate nacional no qual se confrontam diferentes opções ideológicas. Contudo, na opinião pública, persistem algumas perguntas sem resposta clara. Perguntas como as seguintes:
  • "Quanto é que na realidade, as pensões do regime contributivo custam ao Orçamento de Estado?”
  • " O sistema actual de pensões inibe a geração mais nova de vir a ter pensões dignas?"
  • "Há algum sistema alternativo ao actual que seja mais seguro e que proporcione aos actuais jovens pensões mais dignas, com valores próximos aos dos ultimos salários?”
São convidados da APRe!, para responderem a perguntas como estas, o economista Eugénio Rosa e o sociólogo Pedro Adão e Silva.


2º Tema: "Olhares sobre o Envelhecimento"

Graças a um avanço civilizacional, podemos viver mais tempo. Mas é preciso que nos preparemos para isso e que a sociedade se adapte a esta realidade. Uma vida prolongada no tempo deve ter uma qualidade adequada. A participação na vida das comunidades, o lazer sustentado em conhecimento e cultura e o controlo da saúde são aspectos, entre outros, a ter em consideração. O envelhecimento activo é uma das respostas a este desafio. Procuraremos saber o que devemos fazer para garantir que o grupo cada vez mais numeroso de idosos possa ter uma qualidade de vida cada vez melhor.

São convidados da APRe!, para debaterem este tema, as doutoras Maria Joaquina Madeira e Maria de Lurdes Quaresma.

3º Tema: "Maus tratos e violência sobre os idosos- Felicidade e qualidade de vida dos idosos"

Dois aspectos muito importantes a considerar na situação de idoso: a ameaça de violências físicas e psicológicas, violando direitos fundamentais que lhe são devidos, e a possibilidade de ser feliz. Temos de saber encarar estes aspectos específicos e colaborar na prevenção contra os diferentes tipos de violência e, simultâneamente, saber respeitar o direito de os idosos procurarem a sua felicidade pessoal, respeitando as suas emoções e os seus afectos.

São convidados da APRe!, para debaterem este tema, os doutores Ana Paula Gil e Rui Brites.

4º Tema: "Que futuro nos espera?"

Eis um tema chave que a todos aflige: o que virá aí, para os nossos netos, para os nossos filhos e para nós. Para onde vai a Europa e o resto do Mundo? Que mudanças políticas poderemos esperar na União Europeia ? A dívida, a crise financeira, os tratados existentes, os novos tratados que vêm aí, como o Transatlantic Trade and Investment Partnership (TTIP), como é podemos encarar o futuro? Com optimismo e confiança ou com angústia e medo?

Para nos esclarecer, a APRe! convidou os doutores Maria João Rodrigues, Vice-presidente do PE e eurodeputada, António Bagão Felix, economista, gestor e político e Rui Tavares, historiador e político.

Cada painel será moderado por um membro da Direcção da APRe! estando previsto um período de participação da assistência.

Estará presente e fará uma intervenção na Conferência, o Vice-Presidente da AGE Platform Europe, senhor Ebbe Johansen.

A Conferência terá a presença de Sua Excelência, o Presidente da República.

A Direcção


Informação adicional

  • LOCAL da CONFERÊNCIA: Auditório J.J. Laginha no ISCTE – Av. das Forças Armadas, Edifício I 1649-026 Lisboa;
  • DATA/HORA: dia 20 de Maio de 2016, com início às 9h30;
  • A conferência é de entrada livre, aberta a quem nela quiser participar, mas sujeita a inscrição através do e-mail: apre.ofuturonaotemidade@gmail.com;

COMO CHEGAR:

De Carro 
Subir a Av. das Forças Armadas (sentido Entrecampos-Sete Rios);
Entrar no parque de estacionamento à direita, 100 m após iniciar subida da avenida.

De Comboio
Sair na estação de Entre Campos na Av. da República;
Caminhar cerca de 250 m em direção à Rotunda de Entrecampos;
Na rotunda virar à esquerda (Av. das Forças Armadas), subir cerca de 150 m em direcção a Sete Rios e encontra a entrada para o ISCTE-IUL à sua esquerda.

De Autocarro da Carris
Apanhar os autocarros número 32, 54 ou 55;
Sair na paragem ao cima da Av. das Forças Armadas, frente ao "castelinho" da Faculdade de Farmácia;
Descer a avenida. A entrada para o ISCTE-IUL está localizada a cerca de 50 m à sua esquerda.

De Metro
Sair na estação de Entrecampos;
Caminhar cerca de 150 m em direção à Rotunda de Entrecampos;
Na rotunda virar à esquerda (Av. das Forças Armadas), subir cerca de 150 m em direção a Sete Rios e encontra a entrada para o ISCTE-IUL à sua esquerda.